14 janeiro 2005

Augusto Sales dá a letra:

BONDE PARALELOS / LANÇAMENTO ITINERANTE PRIMEIRA PARADA: SANTA TERESA, RIO DE JANEIRO -


Eles são novíssimos por até então inéditos ou por seus primeiros trabalhos ganharem as prateleiras somente nos últimos anos. Todos transitam entre seus vinte ou trinta e poucos anos, têm na literatura uma prática diária, seja nos controvertidos blogs, publicando em revistas eletrônicas como paralelos.org (http://www.paralelos.org/) ou acumulando seus trabalhos nos hard-disks de computadores por aí.

Cercados pelo Rio de Janeiro, mas com diferentes origens dentro ou fora dessa mesma cidade, contribuíram para o despertar - principalmente no último ano - de seu notório, mas então adormecido, dom de abrigar novos escritores com seus novos pontos de vista e musas retratáveis. Estes escritores encontram-se com freqüência no mundo digital, em alguns bares e principalmente em livrarias; e desde então não só como leitores-expectadores, mas paulatinamente seus livros começam a preencher as prateleiras celebrando um começo para a literatura desse início de século.

Reunidos em "Paralelos; 17 Contos da Nova Literatura", primeiro volume da revista-livro Paralelos, publicada no ano da comemoração dos 60 anos da editora AGIR, eles agora partem em um road-show por livrarias, sebos e lugares improváveis a fim de dar a cara a tapa e mostrar que vieram para ficar.

A primeira parada será o bucólico bairro de Santa Teresa, mais especificamente na bela livraria Largo das Letras, no Largo do Guimarães. Haverá som, bate-papo, leituras e algumas surpresas. O bate-papo será mediado por Marcelo Moutinho, organizador de "Prosas Cariocas", outra antologia importante de novos autores publicada neste último ano.

Para quem não conhece, o local vale uma visita, o livro - que marca a volta por cima de nossa cidade em relação à literatura - vale uma leitura atenta, e surpreende por mostrar justamente que muitos desses novos autores não estão pensando em reinventar a roda, apesar de já demonstrarem estilos bem definidos e até uma certa ruptura com algumas premissas do que deveria ser novidade.

Aproveite o sábado para passear de bondinho em Santa Teresa, conhecer quem está fazendo a novíssima literatura carioca e contribuir para o enriquecimento do debate cultural em nossa cidade.

BONUS TRACK: Como não pode faltar música. Alexandre Nix, do Starving Blues Band, apresentará um pocket show quasi-acústico.

Paralelos; 17 Contos da Nova Literatura (Vol 1)
Literatura brasileira / Novos autores
Editora AGIR
Autores: Antônia Pellegrino, Augusto Sales, Cecília Giannetti, Crib Tanaka, Flávio Izhaki, Francisco Slade, Gustavo de Almeida, João Paulo Cuenca, Jorge Cardoso, Jorge Rocha, Leandro Salgueirinho, Mara Coradello, Mariel Reis, Pedro Süssekind, Paloma Vidal, Simone Paterman e Tatiana Salem Levy.

Onde? Livraria Largo das Letras
Sábado 15 de Janeiro a partir das 16 horas
Rua Almirante Alexandrino 501, Santa Teresa Rio de Janeiro - RJ
Mais informações: www.paralelos.org